domingo, 11 de março de 2012

Alfred Gell

ÍNDICE DE AGÊNCIA
Tipos muito diferentes de sujeitos, todos ligados, uns aos outros, numa relação unidirecional de causa e efeito, isto é, de agentes cujas ações produzem pacientes que, por sua vez, podem se tornar agentes, quando reagem à ação que sofreram (Lagrou, 2007:55)

ÍNDICE, ÍCONE.
Que na relação pragmática e interacionista do seu modelo, não é preciso distinguir índice de ícone. Pois todo ícone já é na verdade índice: pois a imagem age sobre a pessoa, partilha nas qualidades daquilo que é imagem (Lagrou, 2006:14).
Ou então, que o símbolo, por sua vez também é englobado pelo índice> tendo em vista que a abdução de agência á qual o índice induz, supõe operações cognitivas (Lagrou, 2006:14).
Simbolo (interpretação)
ícone (semelhança) são pressupostos para a abdução de agência causada pelo índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário